Romanelli destaca produção orgânica do programa Compra Direta

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta quinta-feira (7) a importância de programas sociais como o Compra Direta Paraná, que adquire hortifrutigranjeiros de cooperativas da agricultura familiar e oferece alimentos saudáveis para uma série de instituições de abrigo de idosos e crianças, além de escolas regulares e do ensino especial.

Uma das linhas de trabalho do programa, explica Romanelli, é o incentivo à agricultura orgânica, que gera mais renda para o produtor e muito mais benéfica para a saúde. “Este foi um dos aspectos pensados lá atrás, quando iniciamos o programa. O resultado é que chamamos de ganha-ganha, que contribui para melhorar a renda do pequeno agricultor e leva comida saudável para a mesa de pessoas que precisam de apoio do Estado”, afirma.

Romanelli sublinha que o incentivo para as compras públicas da agricultura familiar são resultado da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, criada em 2012. Na época, o parlamentar comandou a então Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e coordenou o grupo que elaborou a política pública.

Atualmente, o programa Compra Direta Paraná atende 147 cooperativas e associações. Deste total, 66 entregam orgânicos. “A alta do preço destes produtos tem reduzido a demanda no comércio regular, mas a compra pelo Estado garante boa parte da produção e ajuda a promover acesso à alimentação saudável a pessoas em situação de vulnerabilidade, que não teriam condições de comprá-los”, afirma o deputado.

Romanelli afirma ainda que a estruturação do programa é resultado de um esforço conjunto de diversos setores da sociedade, que permitiu transformá-lo em política pública. “É um exemplo para o País e que merece reconhecimento pelos resultados que apresenta”, afirmou o deputado. Em 2021, 18 mil agricultores entregaram alimentos em 1.100 entidades da rede socioassistencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *