Agricultores de Piraquara participaram da apresentação do Plano Safra 2019/2020

O Plano Safra 2019/2020 entrou em vigor no início do mês de julho, e foi apresentado aos agricultores do município de Piraquara, no dia 24. Por intermédio do Departamento de Agricultura, estiveram na Agroindústria além dos agricultores, empresas que dão suporte ou prestam serviços relacionados à produção rural e representantes do Banco do Brasil.

O evento trata-se de uma divulgação do Governo Federal de todas as modalidades de Crédito Rural, para os agricultores de pequeno, médio e grande porte. O Ano Safra contempla o período de 01 de julho de 2019 a 30 de julho de 2020. O intuito é disponibilizar operações de curto e longo prazo para apoiar os agricultores em sua produção.

Na ocasião, os produtores rurais foram informados que o governo liberou verbas para subsídio do crédito dos pequenos produtores, e que os médios produtores serão beneficiados com aumento de 32% nas verbas de custeio e investimento, com taxas condizentes com seus negócios.  

Uma novidade apresentada em relação ao ano anterior, é que os pequenos agricultores poderão usar recursos do Plano Safra, para construir ou reformar suas casas e que agora existem novas opções de financiamento para o agronegócio com os bancos.

Entre os principais serviços utilizados pelos produtores locais estão o custeio para bovino cultura leiteira, custeio de hortaliças orgânicas ou tradicionais, que ajudam a fomentar o agronegócio local e traz desenvolvimento para os produtores, que melhoram suas produções e propriedades.

O agricultor Mario Ceichi Makui, produz tomate e hortaliças e comenta que já utilizou o serviço de custeio do Plano Safra no ano de 2018. "Eu fiz custeio de tomate no ano passado, e este ano tenho interesse em um veículo, por isso vim conhecer as possibilidades" afirmou o produtor.