Belezas de São José dos Pinhais é tema do Concurso de Linguagens Culturais 2017

O Município de São José dos Pinhais cresce a cada ano e são vários os pontos que causam encanto na população residente e à Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Com o intuito de enaltecer esses pontos, a Secretaria Municipal de Cultura está promovendo o Concurso de Linguagens Culturais, que tem este ano o tema “As Belezas de São José dos Pinhais”.

As inscrições são feitas por meio do preenchimento de fichas, encontradas gratuitamente em qualquer Biblioteca Municipal ou Espaço Cultural, abertas desde o dia 28 de abril e com encerramento no dia 15 de setembro.

Para concorrer aos prêmios Leopoldo Scherner de Literatura e Sebastião Côrtes de Fotografia, os participantes devem atender algumas determinações.

São aceitos três trabalhos em cada categoria por participante e deverão ser entregues junto à ficha de inscrição devidamente preenchida na Biblioteca Municipal Scharffenberg de Quadros. Menores de 18 anos devem encaminhar a ficha com dados do responsável. Participantes com idade entre 8 e 14 anos poderão estar concorrendo à categoria de Jovem Escritor ou Jovem Fotógrafo.

 

Prêmio Leopoldo Scherner de Literatura  

Para este prêmio, que contempla o conto, crônica e a poesia, deve ser apresentado em três vias impressas em folha A4, digitado com espaçamento 1,5 na fonte Arial tamanho 12 em uma só face. Cada trabalho deve ser acompanhado com a ficha de inscrição e CD-ROOM, com o devido arquivo gravado em formato world. Deverá constar o título e o pseudônimo do autor. os trabalhos devem ser inéditos, não ter sido objeto de qualquer tipo de apresentação, vinculação, exposição ou publicação anterior ao Concurso de Linguagens Culturais.

Conto: narrativa curta, porém deve apresentar um conflito. O tempo em que se passa é reduzido e contém poucas personagens que existem em função de um núcleo. É o relato de uma situação que pode acontecer na vida das personagens, porém não é comum que ocorra com todo mundo.

Crônica: texto curto e simples. Narra fatos do dia a dia, relata o cotidiano das pessoas, situações que presenciamos e já até prevemos o desenrolar dos fatos.

Premio Sebastião Côrtes de Fotografia

No prêmio de Fotografia Sebastião Côrtes as fotografias poderão ser digitais ou convencionais, preto e branco e/ou coloridas, no tamanho 20×25 cm em papel montagem. No verso de cada fotografia deverá ter etiqueta adesiva com pseudônimo do fotografo, título da fotografia, data e local de onde foi realizada. Todas as fotografias devem ser acompanhadas de seus negativos e/ou CD-ROOM com arquivo eletrônico e da ficha de inscrição.