CAPS de Fazenda Rio Grande está passando por importante reforma

Prezando pela dignidade da população em atendimentos psicológicos e psiquiátricos, a Prefeitura de Fazenda Rio Grande está realizado a reforma e ampliação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, localizado no bairro Eucaliptos. A obra soma um investimento de quase R$ 400 mil.

De acordo com o diretor médico do ambulatório de especialidades e do serviço de saúde mental, Luiz Neves Neto, o CAPS conta hoje com atendimentos individuais ou em grupos, nas áreas psicológica, psiquiátrica, de assistência social e enfermagem.

Além das salas de atendimento, a reforma e ampliação também contempla salas administrativas, recepção, cozinha que é utilizada para o preparo de refeições aos pacientes em tratamento, a construção de novos banheiros com acessibilidade e ainda a área externa, onde são realizadas terapias e oficinas.

A reforma, segundo Neto, parte de uma necessidade que já existia e que foi levantada em reunião na secretaria de saúde. “A gente identificou que a saúde mental é um serviço que tem uma demanda expressiva; e essa demanda tem aumentado bastante e de uma forma que o espaço que estava sendo utilizado já não estava comportando os atendimentos com a qualidade que o paciente merece”, explica.

Ele comenta ainda que a ideia da Prefeitura, por meio da secretaria de saúde, é promover melhorias em todas as unidades de atendimento. “Nós estamos tentando melhorar a qualidade do atendimento não só da saúde mental, mas de todos os segmentos da saúde. Nós nos reunimos e vimos quais setores nós precisávamos e teríamos condições de fazer essas melhorias nesse momento”, complementa.

CAPS

O CAPS faz parte do serviço de saúde mental do município e atende às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, seja em momento de crise ou processo de tratamento. O serviço é realizado por uma equipe multiprofissional e engloba também os casos de urgência e emergência levados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.