Prefeitura inaugurou dois novos espaços culturais em SJP

Ler é bom? Imagine ao ar livre – Com esta indagação a Secretaria Municipal de Cultura (Semuc) da Prefeitura de São José dos Pinhais, entregou ao município um novo espaço que amplia as atividades desenvolvidas na Biblioteca Municipal Scharffenberg de Quadros, é o Jardim Literário, que poderá ser utilizado à prática da literatura ao ar livre de forma tranquila e segura já que o jardim, após as obras realizadas pela Prefeitura, é uma extensão da biblioteca e teve o entorno fechado.

Diretores, chefes de divisão, além de servidores da Cultura, estiveram presentes durante a inauguração que aconteceu na última sexta-feira (14) seguindo às recomendações básicas no combate ao coronavírus (Covid-19) – distanciamento de 1,5 m pelo menos, disponibilização de álcool em gel 70%, além do uso obrigatório da máscara.

O prefeito Toninho Fenelon e a secretária municipal de Cultura – Denise Pinheiro – também estavam presentes. O vereador, professor Marcelo, também compareceu.

“Toda entrega que podemos realizar em benefício da população é muito importante”, comentou o prefeito Toninho. “Agora com este novo espaço, que amplia as atividades literárias desenvolvidas e oferecidas pela Biblioteca Municipal, a prática da literatura será ainda mais prazerosa aos frequentadores, alunos e profissionais da Educação, que poderão usufruir do jardim”, frisou Toninho.

Centro de Vivência João Senegaglia

Após a entrega do Jardim Literário, a Prefeitura, através da Semuc, também entregou à comunidade a 3ª etapa de revitalização do Centro de Vivência João Senegaglia – complexo cultural de São José dos Pinhais onde são realizadas aulas de música, teatro, dança, além de diversas oficinas – serviços gratuitos direcionados especialmente à população.

Por causa da pandemia de Covid-19, as atividades presenciais do centro de vivência estão suspensas, mas o conteúdo continua sendo oferecido aos alunos de modo on-line. O complexo cultural está localizado na Rua XV de Novembro, 1820, no Centro – SJP.

A terceira etapa, incluiu a entrega de uma Sala Audiovisual, Sala de Teatro, além do Museu do Boneco Animado e da primeira Galeria Municipal de Artes de São José dos Pinhais, onde a artista plástica, Arlene Senegaglia, neta de João Senegaglia, inaugurou o espaço com sua exposição ‘Uma Viagem em Lugares Inesquecíveis e Mágicos’, em que a artista retrata às belezas das paisagens naturais do município.

“A arte tem um papel fundamental na sociedade e a primeira Galeria Municipal de Artes de São José dos Pinhais, além de valorizar os artistas da cidade, também será um espaço de referência em relação a história do município, é mais um grande marco da atual administração que ficará às próximas gerações e um anseio antigo da classe artística” disse o prefeito Toninho.

A reabertura e o funcionamento dos dois novos espaços entregues pela Prefeitura estão sujeitos ao controle da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na cidade.

Mais informações podem ser adquiridas no telefone da Secretaria de Cultura 3381 – 5901 ou no email cultural@sjp.pr.gov.br .

A Semuc está localizada na Rua XV de Novembro, 1820
Centro – São José dos Pinhais.