Colombo inicia vacinação para os idosos contra gripe Influenza

Começou nesta segunda-feira, 23, um esquema especial que garante a vacina gripe influenza – H1N1 – para os idosos – em Colombo.  Devido a ameaça do Coronavírus (COVID-19) – as Unidades Básicas de Saúde Bacaetava, Belo Rincão e Capivari contarão com tendas montadas nas áreas externas das UBSs para evitar aglomeração.

Além das tendas, as Escolas Municipais e os Centros de Convivências também estão de portas abertas para receber o grupo prioritário, considerado mais vulneráveis aos vírus que causam a gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B).

“Já estamos com a estratégia de vacinação especial para a população com 60 anos ou mais em pleno funcionamento. Começou a pouco, a campanha nacional de vacinação contra a gripe em 26 pontos da nossa cidade. Escolas Municipais e Centros de Convivência estarão à disposição deste grupo, para assim evitarmos aglomerações nas Unidades de Saúde, que estão, neste período de Coronavírus, atendendo prioritariamente os sintomas respiratórios. Nas Unidades, do Belo Rincão, Bacaetava e Capivari estamos com tendas na parte externa para agilizar a vacinação e evitar ambientes fechados. Portanto, compareçam, levem seu pai, sua mãe, seus avós, atendendo sempre as recomendações de manter distância em eventual fila. Aqueles acamados, que não puderem se deslocar, avisem a Unidade mais próxima que iremos até vocês”, explica a Prefeita Beti Pavin.

Vale ressaltar que a campanha de vacinação foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-9). “Mas, é importante informar a população que a vacina não previne contra o novo vírus. Porém, é necessário proteger os colombenses contra a influenza.  Assim minimizamos o impacto sobre os serviços de saúde”, explicou. Os sintomas da gripe e do coronavírus são semelhantes e essa antecipação tem como principal objetivo reduzir os casos de influenza na cidade.

Sobre a Vacinação contra a Influenza

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza priorizará os idosos e os profissionais de saúde, nesta primeira fase. A campanha que segue até o dia 22 de maio acontecerá em três etapas destinadas a grupos prioritários considerados mais vulneráveis aos vírus que causam a gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B).

– Primeira fase: 23 de março a 16 de abril: idosos de 60 anos ou mais e profissionais da saúde;

– Segunda fase: de 16 de abril a 09 de maio: professores de escolas públicas e privadas, doentes crônicos e os profissionais das forças de segurança e salvamento;

– Terceira fase: de 09 de maio (Dia D) a 22 de maio: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Serviço:

Vacinação contra a gripe influenza

Horário: 8h30 às 12h e 13h às 16h30

Confira os locais disponíveis para a vacinação dos idosos: