Prefeitura edita novo Decreto sobre atividades comerciais em Fazenda Rio Grande

O prefeito Marcio Wozniack assinou no final desta manhã de segunda-feira, 23/03, novo Decreto Municipal regulamentando normas de atendimentos em estabelecimentos comerciais e religiosos na cidade de Fazenda Rio Grande.

O novo texto tem base no Decreto Estadual publicado no último domingo, pelo Governo do Paraná, e com algumas adaptações locais. Neste documento a Prefeitura está orientando especialmente o funcionamento de supermercados, que deverão providenciar padrões de atendimentos aos clientes, não excedendo, por exemplo, a proporção de 1 cliente por 10m².

Além disso, os estabelecimentos terão que dispor de equipamentos de assepsia, como álcool em gel para clientes e funcionários, além de adotarem horários alternados de entrada de seus colaboradores e aferirem a temperatura dos mesmos.

Outra medida que passa a valer, também determina que os estabelecimentos terão que demarcar com legendas no piso de suas lojas, a distância de 2 metros entre um cliente e outro, nos setores de aglomeração, como nos caixas dos supermercados.

O Decreto, porém, suprimiu a restrição às igrejas, seguindo modelo de decreto federal, mas o prefeito Marcio Wozniack lembra que deve prevalecer sempre o bom senso: “Não podemos neste momento proibir a realização de atividades religiosas, mas orientamos a população que evite a aglomeração de pessoas, pois estamos em um momento crítico, de pandemia, que é grave e exige que todos adotemos os cuidados necessários, iniciando pelo isolamento social”, disse o prefeito.

A Secretaria de Defesa Social foi orientada a reportar aos estabelecimentos comerciais as novas determinações estabelecidas no decreto, bem como a manter e intensificar a orientação à comunidade para os cuidados necessários e na interrupção de atividades consideradas não essenciais, pois isso vai evitar o contágio de pessoas e o combate ao coronavírus.