Conferência da Assistência Social debate a aplicação das políticas públicas em Fazenda Rio Grande

Com o tema “Assistência Social Como Direito do Povo e Cofinanciamento Público”, a XII Conferência Municipal de Assistência Social de Fazenda Rio Grande reuniu, durante a quarta-feira (28), no Salão de Eventos da Igreja Nossa Senhora da Luz, autoridades e especialistas que atuam na aplicação das políticas públicas do setor no município.

Entre os desafios está a continuidade dos serviços junto à população e que dependem dos financiamentos para sua aplicação.

Segundo o prefeito Marcio Wozniack, “a assistência social tem recebido um olhar muito atento, por conta das ações que devem ser realizadas e em respeito à toda população, principalmente aos segmentos que mais necessitam desse sistema”, comentou.

A diretora-geral da Assistência Social, Josiane Kwiatkowiski, destacou a importância disso. “Toda política pública precisa ter o cofinanciamento, federal, estadual e hoje é uma luta do SUAS para que continuem os repasses do governo federal para que a gente consiga realizar nosso trabalho e atendimento à população”, afirmou.

A Conferência é uma instância de participação popular em defesa da democracia e da Política Pública de Assistência Social, assegurando o direito constitucional à participação e ao Controle Social.

Também é um espaço de debates que reúne usuários, trabalhadores, entidades, gestores e movimentos sociais.

O secretário de Assistência Social, José Roberto Zanchi, que durante a conferência apresentou dados sobre a atuação da Secretaria, ressaltou as ações da gestão municipal que vão ao encontro das políticas públicas e agradeceu o empenho das equipes que atuam junto aos usuários do sistema.

 

“A política de Assistência Social só conseguiu atingir o patamar que está pela cumplicidade dos serviços da Secretaria com os usuários por conta do olhar do prefeito Marcio Wozniack na efetivação dessas políticas públicas”, elogiou.

Zanchi também avaliou a articulação realizada com outras áreas da administração. “A política de Assistência Social é de garantia de direitos e tem que funcionar articulada com as outras secretarias, de nada adiantaria termos uma política de assistência Social forte se não tivermos as outras políticas, essa é uma das grandes conquistas que tivemos”, avaliou.

“Agradeço a presença, principalmente do grande número de usuários da política de assistência social e aos trabalhadores”, comentou.

O chefe do escritório regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Coronel Fortes, ressaltou “a importância das políticas aplicadas no município”.

“Atendemos 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e Fazenda Rio Grande é importante nesse trabalho. Contem com nosso apoio, ele existe para ajudar, colaborar, assessorar e orientar o município para as ações voltadas em benefício daqueles que precisam”, disse.

Também participaram da Conferência a secretária da Mulher, Cíntia Wozniack, e a diretora geral da Secretaria, Valéria Mello, Maria Ferreira Garcia, Simone Cristina, equipes da Assistência Social, além de usuários dessas políticas.