Fazenda Rio Grande emite alerta para risco de febre amarela e intensifica vacinação

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou a intensificação da vacinação contra a febre amarela em todas as 11 Unidades Básicas de Saúde do município. O objetivo é incentivar a procura por parte da população que ainda não está vacinada contra a doença.

Na última semana (até quarta,13), 1.067 pessoas procuraram as Unidades para receber a vacina. Segundo a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Nelcelí Garcia, a meta é vacinar toda a população com idade entre 9 meses a 59 anos ainda não imunizadas, que equivale a 74% da população total do município nesta faixa etária.

O alerta para a chegada do vírus no Paraná aconteceu no mês de janeiro através dos exames realizados nos três macacos que foram encontrados mortos em Antonina, no litoral, que confirmaram a existência do vírus da febre amarela. Desde então, foram confirmados quatro casos da doença, sendo um deles em Antonina, dois em Adrianópolis e um na última quinta-feira em Campina Grande do Sul.

“Temos que ficar alertas, pois o vírus segue em circulação no Estado, então, é fundamental que aqueles que não se vacinaram ou que não lembram se tomaram a vacina por terem perdido o cartão vacinal, procurem nossas Unidades de Saúde para se vacinarem e se protegerem contra a doença.” enfatiza a diretora, lembrando que, nos casos em que a pessoa vai viajar para áreas de risco, a vacinação deve ocorrer com pelo menos dez dias antes de se deslocarem.

O secretário de Saúde, Rejomar Andrade reuniu-se com a equipe e destacou a importância do comprometimento dos profissionais da saúde do município no cumprimento das determinações da Secretaria de Estado de Saúde. “Nosso objetivo é garantir que nossos munícipes recebam a vacina em tempo e estejam imunizados contra a febre amarela”, afirma o secretário.