Meio Ambiente retoma Programa para castração de pets

Na semana passada a Secretaria de Meio Ambiente de são José dos Pinhais reiniciou o ciclo de mini cursos para os interessados em fazer a castração do seu bichinho de estimação.

A ação faz parte da retomada do Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina, que também iniciou neste mês de setembro o recadastramento dos participantes e novos cadastros iniciais.  O Programa tem como objetivo controlar a população de cães e gatos da cidade através da castração e implantação de microchip desses animais.

O Programa por sua vez traz novas diretrizes quanto à execução do serviço oferecido. Pessoas inscritas no Cadastro Único junto a Secretaria de Assistência Social, agora parceira do Programa, terão prioridade no atendimento das castrações, desta maneira aqueles que participam de qualquer Programa Social vinculado ao governo Federal, Estadual ou do município, terão preferência no atendimento.

A Secretaria de Meio Ambiente informa que para quem fará o recadastro, caso tenho o número de identificação social (NIS) deverá informar em seu novo cadastro.

O mini curso que aconteceu na última terça-feira, é pré-requisito para ter direito ao serviço de castração, nele são passadas orientações quanto a Guarda Responsável dos animais, bem como os cuidados com os pontos e o pós operatório, dentre outros temas

O recadastramento, assim como o cadastro inicial, será feito pelo Setor de Defesa Animal, que é responsável por esta etapa. Para fins de recadastramento, além dos documentos já solicitados quando do cadastro no Programa pela primeira vez, será solicitado também o número de identificação social (nº. do NIS) existente no Cadastro Único.

O secretário de Meio Ambiente de São José dos Pinhais, Áriston Ghidin, que esteve presente no mini-curso ressaltou que a retomada do Programa em seus novos moldes era uma diretriz da atual gestão, sendo acompanhada pelo prefeito Toninho Fenelon, no intuito de disponibilizar esse serviço público à população mais necessitada. “Dentro desta nova retomada, nós estamos trabalhando no sentido de conseguir atingir a população mais necessitada, que não tem condições econômicas de proceder essa castração de forma particular”, pontuou Áriston.

É importante salientar que além do cadastro, os proprietários residentes no Município e que desejam castrar os animais deverão passar pelas seguintes etapas obrigatórias, que são elas:

– Comparecer ao mini-curso sobre guarda responsável, onde são abordados temas como o bem estar dos animais e os cuidados devidos que devem ser tomados no período pré e pós-cirúrgico;

– Encaminhar seus animais para uma avaliação clínica, onde é avaliado se os animais estão aptos, ou seja, sem doenças, e no caso das fêmeas, que não estejam no cio ou em gestação;

– Preenchido todos estes requisitos, o animal é então submetido ao agendamento da cirurgia.

Outra novidade na retomada do Programa é que agora o pré-operatório dos animais será realizado nas dependências do Parque São José. Os participantes do Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina podem incluir até dois (02) animais. Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente, o próximo mini-curso está previsto para o dia 27 de setembro.

Para participar do cadastro os interessados poderão ligar para o Setor de Defesa Animal pelo telefone (41) 3398-2694 e obter maiores informações.