Secretaria de Cultura promove exposição sobre a cultura negra

A Secretaria de Cultura de Campina Grande do Sul sedia, até o dia 6 de outubro, a exposição de fotos "Negros no Paraná – Aspectos do Cultura Negra no Estado". A mostra está abeta para visitação às segundas-feiras pela manhã e sextas-feiras à tarde. 

A abertura da exposição foi realizada na noite da última quarta-feira (13), com a presença do prefeito Bihl Zanetti e da secretária de Cultura, Nelise Dalprá. O evento contou com a participação do grupo Vozes de Angola, que fez apresentações de músicas e dança, e de integrantes da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes).

 

"Temos trabalhado para trazer uma variedade cada vez maior de atrações culturais para os campinenses. Mais uma vez, estamos inovando com esta exposição", disse Bihl Zanetti.

"É só o começo de uma gestão comprometida em promover cultura em todas as suas áreas e em todos os aspectos. Temos incentivado a dança, o teatro e a música no município", reforçou a secretária Nelise.

As fotografias expostas são de Fernanda Castro e fazem parte do acervo do Museu Paranaense. A exposição retrata famílias do Paraná, destacando as relações familiares, o trabalho e a religiosidade.

Fernanda Castro atuou nos jornais Estado do Paraná, Correio de Notícias e Gazeta Mercantil. Participou de exposições no Uruguai, França e Alemanha. Premiada em diversos salões, tem fotos em importantes acervos, como o Museu Oscar Niemeyer e Museu Afro Brasil, em São Paulo. Publicou o livro "Comunidades do Feixo e da Restinga: Herança dos Afrodescendentes da Lapa". Participou ainda do grupo de trabalho Clóvis Moura como documentarista do mapeamento das comunidades negras do Paraná.

A vinda da exposição de fotos para o município foi possível por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Museu Paranaense.

Serviço: a Secretaria de Cultura de Campina Grande do Sul está localizada na Avenida São João, 681, na sede de Campina Grande do Sul. Mais informações: 3676-8024.