Orquestra Sinfônica do Paraná realiza apresentação para alunos do ensino público municipal
Na manhã desta quarta-feira, 19, a Orquestra Sinfônica do Paraná realizou uma apresentação para 248 alunos de escolas municipais. O concerto, que faz parte do Projeto Dança e Música Teatro Guaíra Para Todos, foi realizado na Usina da Música de São José dos Pinhais. O espetáculo foi regido pelo maestro Marcos Arakaki, que explicou aos presentes a função de cada um dos instrumentos. Durante a manhã, foram executadas a Música Aquática de George Friedrich Händel, As Bodas de Fígaro de Wolfang Amadeus Mozart, a Sinfonia nº 1 de Serguei Prokofiev, entre outras, sempre acompanhadas de uma breve explicação sobre suas composições e como cada instrumento é utilizado.
Os sorrisos e o encanto no olhar dos alunos que assistiram ao concerto mostraram a aprovação do espetáculo. Os 248 alunos que estiveram presente são alunos das Escolas Municipais Madre Paulina, Castro Alves, Francisco Ferreira Claudino, Maria de Rocco Persegona, Irmã Maria Eufrásia Torres e Leonilda Trevisan.
A diretora da Escola Municipal Leonilda Tevisan, Silmara Aquino de Córdova, gostou da apresentação. “Muito! A gente se emocionou. Agradecemos o professor Imar por proporcionar isso para nossas crianças, que são de uma comunidade carente e que não tem essa condição. Hoje foi um espetáculo maravilhoso, nós estamos assim arrepiados, foi muito bom”. Ela conta que as crianças puderam conferir de perto o que aprendem em sala de aula. “Faz parte do currículo (escolar); então, proporcionou, além da aula que a professora lá na sala está dando, o conhecimento de uma orquestra sinfônica que eu tenho certeza que muitas crianças não conheciam”.
Para Imar Augusto, secretário de Cultura, a apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná aos alunos do ensino público municipal é um resgate da cultura. “Ao longo do tempo ela vai, infelizmente, se perdendo. Nós sabemos que a música clássica, as apresentações de orquestras sinfônicas, de quartetos, enfim, elas nãos estão no dia a dia das nossas crianças, dos nossos adolescentes, dos nossos jovens e até da nossa população. Então esse é um momento interessante, importante, onde nós estamos resgatando essa cultura, que ela não está esquecida e nem apagada, mas ela está inerte; e nós temos que fazer com que ela tenha uma movimentação”, disse. Ele também conta que gostou do espetáculo. “É fenomenal! É espetacular! Nós que temos acompanhado todos os estilos musicais, todas as apresentações na cidade, nós temos tido a oportunidade de receber todas as linguagens culturais em nossa cidade, mas a orquestra sinfônica na cidade é um belo espetáculo, é um belo presente, nos deixa satisfeito e convictos de que nós estamos no caminho certo e fazendo aquilo que a comunidade merece; afinal de contas nós somos agentes públicos que devemos servir à nossa comunidade. E é o que nós estamos fazendo”.
PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES — Mais apresentações serão feitas na quinta-feira, 20. Pela manhã, mais 250 crianças vão podem assistir ao espetáculo e à noite uma nova apresentação será realizada para 300 pessoas. “Nós oportunizamos 300 ingressos free., onde distribuímos na biblioteca do Parque da Fonte, na nossa Usina da Música e na sede da nossa Secretaria de Cultura. Pra nossa; não foi surpresa, nós já esperávamos por isso; ontem, às 17 horas e 10 minutos entregamos os últimos quatro ingressos para a comunidade. Então se tudo ocorrer bem e nós acreditamos que vai ocorrer; amanhã de manhã um público de mais de 250 e à noite teatro lotado, até porque os ingressos já estão esgotados” explica o secretário Imar Augusto.
PROJETO DANÇA E MÚSICA TEATRO GUAÍRA PARA TODOS — as apresentações realizadas em São José dos Pinhais foram feitas por meio de uma parceria da Prefeitura com o Ministério da Cultura, com a Secretaria de Estado da Cultura, com o Teatro Guaíra, com o Palco Paraná e com a Ababtg — associação de bailarinos, por meio desse projeto intitulado Dança e Música Teatro Guaíra Para Todos, que tem como objetivo levar esses movimentos culturais para a Região Metropolitana de Curitiba.