Pesquisa do Procon Araucária alerta para variação de preço de materiais escolares

Com o objetivo de orientar os consumidores de Araucária, o Procon local realizou uma pesquisa inédita de preço de materiais escolares em estabelecimentos da cidade. O levantamento, realizado entre 08 e 11 de janeiro, mostra que o preço de alguns itens básicos podem variar em mais de 100%. O Procon esclarece que, hoje, esses preços já podem ter sofrido alteração. É importante destacar também que cada consumidor é livre para escolher seu estabelecimento de preferência. O alerta é para que pesquise os preços antes da decisão da compra.

Este tipo de pesquisa é uma prática comum em localidades onde há Procon. Em Araucária, foram escolhidos estabelecimentos que vendem materiais de papelaria. Itens como caderno, caneta, apontador, lápis de cor e papel sulfite estão na relação pesquisada. No caso do lápis de cor (12 cores), a variação de preço chegou a 154%. Com gis de cera (6 cores), a variação encontrada foi de 130%.

O Procon Araucária veio para garantir proteção, orientação, defesa e educação (instrução) do consumidor, por meio de ações articuladas com outros órgãos, visando a defesa dos seus direitos. O Código de Defesa do Consumidor (lei federal nº 8.078) foi instituído em 1990. Inaugurado em 2017, a unidade de Araucária fica no km 22 da Rodovia do Xisto, nº 5815, na mesma estrutura da Secretaria de Trabalho e Emprego/Sine. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14 horas (não fecha para o almoço). Mais informações: 0800-643-2834.

Confira a tabela elaborada pelo Procon Araucária: CLIQUE AQUI