Prefeito quer integração do planejamento com a Região Metropolitana

O prefeito Rafael Greca participou da eleição da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) nesta quarta-feira (25). Greca reforçou a importância do trabalho da associação. “A Grande Curitiba é uma só, todos juntos somos uma grande cidade de quatro milhões habitantes. Precisamos de uma associação forte para remover gargalos e para que o acesso aos serviços fique mais fácil para toda a população”, afirmou Greca.

O prefeito comentou que pretende resgatar a importância do Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). “Quero colocar o Ippuc à disposição dos municípios vizinhos. É preciso ter um plano de governança metropolitana.”

Eleito presidente da Assomec, o prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniack, enalteceu a presença de Greca e, sobretudo, a retomada do Ippuc como agente de planejamento metropolitano. “É muito positivo ter o Ippuc como parceiro, pois é um órgão ilibado e competente. Vamos juntos buscar diretrizes para mobilidade, lazer e demais questões em conjunto com Curitiba”, disse.

Wozniack afirmou que pretende também aproximar as prefeituras de órgãos da Justiça, como o Tribunal de Contas, o Tribunal de Justiça do Paraná e o Ministério Público.

Reintegração

A questão da mobilidade urbana também foi abordada por Greca no evento. “Temos que insistir no retorno do transporte coletivo integrado”, reiterou Greca. Na segunda-feira (23), voltou a funcionar a linha direta Colombo-CIC, a primeira reintegrada na cidade.

O vice-prefeito e secretário de obras, Eduardo Pimentel, e o secretário municipal de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz César, participam do evento.

Região Metropolitana de Curitiba

A Região Metropolitana de Curitiba, também conhecida como Grande Curitiba, reúne 29 municípios. É o principal centro econômico e financeiro do Paraná, sendo responsável por cerca de 40% do PIB do estado, segundo dados do IBGE.