Prefeitura de Fazenda Rio Grande inicia neste domingo, vacinação da população geral por ordem decrescente de idade

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande iniciou no domingo (06/06), a vacinação para a população geral, conforme orientação do Ministério da Saúde por meio de nota técnica na 6ª feira (28.maio), que autorizou a vacinação contra a Covid-19 para a população geral paralelamente aos grupos prioritários já definidos pelos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, por ordem decrescente de faixa etária.

Em Fazenda Rio Grande, foi aberta a vacinação da polução geral, neste domingo (06), iniciando para as pessoas com 59 anos.  A imunização seguirá o escalonamento por faixa etária decrescente, ou seja, dos mais velhos para os mais novos.

A vacinação se deu no período da manhã no pátio da Secretaria Municipal de Saúde com a presença do prefeito Dr. Nassib Hammad, do secretário de Saúde Anderson de Rezende, o diretor geral de Saúde Francisco Júnior, a diretora de Vigilância em Saúde, Nelcelí Garcia, além da equipe municipal de vacinação, composta nesta abertura, por funcionários da Vigilância em Saúde, Atenção Primária e colaboradores das secretarias de Educação, Ação Social, Esporte e Lazer, Comunicação e Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Econômico.

O senhor José de Andrade, morador do bairro Santa Terezinha há 42 anos, vacinado neste domingo, agradeceu a oportunidade de ser vacinado e ser usuário do SUS.

“Muitas pessoas reclamam do SUS, mas é por ele que estamos tendo a chance de ser vacinados contra essa doença que tem causado tantos estragos no Brasil e no mundo todo. Pago meus impostos certinhos e hoje agradeço a essa equipe que veio trabalhar neste domingo para nos vacinar, falou.

Segundo o prefeito Dr. Nassib Hammad, o objetivo é chegar ao final deste ano com grande parte da população vacinada.

“Já tivemos no município, a clara diminuição de casos graves e óbitos nos nossos idosos e também dos casos positivos em profissionais de Saúde, que já completaram a vacinação e avançaremos com a vacinação até alcançarmos 100% da nossa população imunizada,” afirma.

O secretário de Saúde Anderson de Rezende, explica que o município seguirá com a vacinação dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram, concomitantemente a população geral.

“Já iniciaremos também nesta semana, a vacinação das gestantes sem comorbidades, agora que teremos também a vacina Pfizer que chegará amanhã no município, após nossa reinvindicação junto a Secretaria Estadual de Saúde”, disse.

A diretora de Vigilância em Saúde, Nelcelí Garcia, informou também que, em Fazenda Rio Grande, 80% dos trabalhadores da Educação já encontram-se vacinados.

“A motivação do adiantamento da vacinação a este grupo pelo Ministério da Saúde, Estado e Município, se deveu aos impactos sociais ocasionados pela Covid-19 e a necessidade de volta às aulas presenciais. As creches e escolas contribuem não só para a educação de milhares de crianças, adolescentes e adultos, como também garantem a segurança alimentar das crianças”, assegura a diretora.

A Secretaria de Saúde anuncia que seguirá com vacinação extra muro e que divulgará as ações dos próximos dias à população fazendense.