Prefeitura e Instituto Renault lançam programa de Responsabilidade Social Empresarial que formará jovens do Bairro Borda do Campo

Lançado na manhã da última segunda-feira (23) em São José dos Pinhais o programa de capacitação profissional ‘Geração Futuro’ vai atender exclusivamente até dezembro de 2020 mais de cem jovens do Bairro Borda do Campo onde a montadora está instalada há mais de 20 anos.  

‘Formando jovens, transformando o futuro’ é o lema do projeto social que vai atender no Bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais, até o final de 2020, cento e vinte jovens da comunidade através de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Semas) que viabilizou o espaço para realização do projeto, Instituto Renault e Universidade Livre para a Eficiência Humana – UNILEHU.

As aulas do curso semestral da primeira turma, com formação prevista para dezembro de 2019, estão em andamento e a capacitação profissional será realizada em Administração e Tecnologia da Informação. Os dez melhores alunos do curso (comportamento, notas e frequência) terminam a capacitação profissional empregados pela Renault Brasil.

O lançamento do programa aconteceu na manhã da última segunda-feira (23/setembro) no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Borda do Campo e reuniu membros do Poder Legislativo do município, secretários e diretores municipais, líderes comunitários, convidados e familiares dos 40 jovens selecionados que formam a 1ª turma do programa.

O prefeito Toninho Fenelon, a secretária municipal de Assistência Social e primeira-dama Sônia Arruda e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Social SJProspera – Claudemir Gibrim – também compareceram ao lançamento do programa.

“A Educação é a principal ferramenta de transformação social”, frisou Toninho Fenelon. O programa totalmente focado no Bairro Borda do Campo onde a montadora está instalada há cerca de vinte anos tem o intuito, segundo o prefeito, de “desenvolver a comunidade e de capacitar jovens para o mercado de trabalho oferecendo mais oportunidades e um futuro melhor, mais promissor”, destacou Toninho.

A inclusão de jovens da comunidade em cursos profissionalizantes na área administrativa surgiu através do resultado de uma pesquisa socioeconômica respondida pela população da localidade e que contribuiu na elaboração de um ‘Mapa Social’.

Para a secretária da Semas – Sônia Arruda – o programa ‘Geração Futuro’ irá “preparar e capacitar os jovens da comunidade que a partir deste semestre terão mais esta oportunidade para transformarem a própria realidade e contribuírem para uma cidade melhor, esperamos que eles aproveitem cada aula do curso e que saiam do projeto encaminhados ao mercado de trabalho”, conclui a secretária.