Primeiro dia do Procon Araucária tem 15 atendimentos a moradores

O primeiro dia de funcionamento do Procon Municipal de Araucária registrou 15 atendimentos. De acordo com representantes do Procon local, a maioria dos casos foi relacionada a problemas com telefonia, área líder de reclamação no país. A unidade de Araucária, sob gestão da Prefeitura, quer aproximar consumidores e fornecedores visando a solução de impasses, prioritariamente, por meio de conciliação. O atendimento, das 8h às 14 horas, é realizado por profissionais da área de Direito e as senhas são disponibilizadas de acordo com a ordem de chegada.

O operador de máquina Raylander Lenon Vieira Wagner foi um dos moradores que procuraram orientação neste primeiro dia de atendimento. O jovem morador do Iguaçu afirma ter sido vítima de cobrança indevida de internet. “Com um Procon em Araucária facilita bastante. Já aconteceu três vezes comigo e, como dessa vez estavam me enrolando, vim atrás [de orientação do Procon]”, explicou.

No Procon Araucária, o morador foi atendido por uma profissional que entrou em contato com a empresa para tentar uma solução. Raylander contou que agora teve resposta e que vai aguardar o prazo solicitado pela empresa. Caso o problema não seja resolvido, o jovem comentou que retornará ao Procon para entrar com um processo contra a empresa.

Serviços – Fatura errada, atraso na entrega, serviço não prestado e cobrança indevida são alguns dos problemas comuns sofridos pelos consumidores. O questionamento via Procon vale para produtos e serviços adquiridos em qualquer parte do país, inclusive, de empresas como a Copel, a Sanepar, telefonias e bancos em geral.

A audiência de conciliação visa chegar a um acordo bom para as partes envolvidas. O Procon Araucária vem para garantir proteção, orientação, defesa e educação (instrução) do consumidor, por meio de ações articuladas com outros órgãos, visando a defesa dos seus direitos. O Código de Defesa do Consumidor (lei federal nº 8.078) foi instituído em 1990.

Os consumidores podem entrar em contato com o Procon Araucária pelo telefone (41)3901-5155. O Procon Municipal conta com uma página na internet com informações aos consumidores. Entre as orientações está a seção “Perguntas frequentes”, um espaço com respostas para dúvidas bem comuns. O endereço do site é www.araucaria.pr.gov.br/procon . 

Inauguração – O Procon Municipal de Araucária foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (22). Durante a solenidade de abertura, o prefeito Hissam Hussein Dehaini destacou que o espaço representa “um grande ganho para Araucária” e que o cumprimento do acordo com o Ministério Público (para implantação do Procon) foi realizado com 30 dias de antecedência, graças ao empenho da equipe envolvida.

O Procon Araucária já estava previsto em 2005 (lei nº 1.610/2005), mas só agora saiu do papel. O atendimento ocorre das 8h às 14 horas no prédio onde funcionava a Codar (Rodovia do Xisto, nº 5815, Sabiá); junto à Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE).