Programa Municipal Sacolão Verde será retomado em maio

A partir da próxima terça-feira (05/maio) a população de São José dos Pinhais, volta a participar das coletas e entregas realizadas pelo Programa Municipal Sacolão Verde que distribuiu durante 2019 mais de 35 mil sacolas de hortifrútis, produzidos no município, às famílias da cidade.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semag) da Prefeitura, o programa estava com as atividades suspensas no mês de abril devido os riscos de disseminação e contaminação da infecção humana causada pelo Coronavírus (Covid-19).

O ‘Sacolão Verde’, teve início em São José dos Pinhais em 1999 através da Semag, conta com apoio da Secretaria de Meio Ambiente do município (Semma) para atender as 26 regiões da cidade que atualmente fazem parte do programa.

Em 2019, a Prefeitura, recolheu, através do Sacolão Verde, 447 toneladas de resíduos recicláveis, atendeu mais de 17 mil famílias da cidade distribuindo cerca de 35 mil sacolas com hortifrútis que fomentaram, segundo a Semag, aproximadamente 240 mil à agricultura familiar.

Conforme a época do ano, o Sacolão Verde fornece aos participantes temperos e raízes como a rúcula; acelga; beterraba; repolho; alface; agrião; vagem; berinjela; pepino; couve manteiga; abobrinha; abóbora; cenoura; inhame; batata doce; couve flor; brócolis; batata  salsa; milho verde; batata inglesa; cheiro verde; cebola; tomate; salsão; pimentão; rabanete; banana; laranja; caqui; pêssego, ameixa e ponkan direto dos produtores rurais.

Estudo técnico em andamento, realizado pela Semag e Semma, avalia a possibilidade de dobrar o número de regiões atendidas pelo programa até o final de 2020.