Saiba como utilizar corretamente as máscaras de tecido para se proteger do Coronavírus

O Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de máscaras caseiras como mais uma forma de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). O uso das versões cirúrgicas segue indicado apenas para profissionais de saúde e casos específicos. Vale lembrar que o uso indiscriminado de máscaras cirúrgicas pode gerar um desabastecimento para as pessoas com sintomas de Covid-19 e para os profissionais que mais precisam delas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), recomenda fazer um molde em papel de forma que o tamanho da máscara permita cobrir a boca e nariz, e seguir as orientações de higiene durante a confecção e uso das máscaras faciais.

PRODUÇÃO

Para realizar a confecção é necessário limpar as superfícies de trabalho com um produto para desinfecção, como preparação alcoólica a 70% ou água sanitária. Após a confecção da máscara de pano é importante que a mesma seja lavada com água e sabão e passada com o ferro quente. Para minimizar os riscos de alergias, não use essências ou perfumes. A Rede SENAI de inovação também vem contribuindo com publicações de instruções para fabricar máscaras faciais. Clique no link para saber mais: https://youtu.be/0FRdmJ5WBrI

O design da máscara facial deve ser confortável e eficiente: deve estar bem adaptada ao rosto, para que se evite sua recolocação toda hora, lembrando que seu uso é por um período de poucas horas, em situações de saída da residência, e sempre se respeitando a distâncias entre as pessoas preconizado pelo Ministério da Saúde ou Organização Mundial da Saúde.

FORMA DE USO

É recomendável que cada pessoa tenha entorno de 5 máscaras de uso individual. Antes de colocar a máscara no rosto deve-se:

* Assegurar que a máscara está em condições de uso (limpa e sem rupturas);
* Fazer a adequada higienização da mão com água e sabonete ou com preparação álcoólica a 70% (cubra todas as superfícies de suas mãos e esfregue-as juntas até que se sintam secas);
* Tomar cuidado para não tocar na máscara, se tocar a máscara, deve executar imediatamente a higiene das mãos;
* Cobrir totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais;
* Manter o conforto e espaço para a respiração;
* Evitar uso de batom ou outra maquiagem ou base durante o uso da máscara.

ADVERTÊNCIAS

Não se deve utilizar a máscara por longo tempo, use no máximo por 3 horas. Lembre-se de trocar após esse período e sempre que tiver úmida, com sujeira aparente, danificada ou se houver dificuldade para respirar. Também é muito importante ao chegar em casa higienizar as mãos com água e sabonete ou preparação alcoólica a 70%, retirar a máscara, colocar para lavar e repetir os procedimentos de higienização das mãos após a retirada da máscara. E atenção: não compartilhe a sua máscara, ainda que ela esteja lavada.

LIMPEZA

Ao contrário das máscaras descartáveis, as máscaras de tecido podem ser lavadas e reutilizadas regularmente. Entretanto, recomenda-se evitar mais que 30 lavagens. A máscara deve ser lavada separadamente e previamente com água corrente e sabão neutro. Também deve-se deixar de molho na água, sabão e água sanitária ou equivalente por 20 a 30 minutos. Espere secar, passe com ferro quente e guarde em um recipiente fechado.

DESCARTE 

Descarte a máscara de pano ao observar perda de elasticidade das hastes de fixação, ou deformidade no tecido que possam causar prejuízos à barreira. As máscaras de TNT não podem ser lavadas, devem ser descartadas após o uso. Para removê-la, manuseie o elástico ao redor das orelhas, não toque não a parte frontal da máscara e jogue fora imediatamente em um saco papel ou plástico fechado ou em uma lixeira com tampa. Evite tocar a superfície do saco de papel ou plástico após o descarte da máscara, não toque no rosto ou em superfície, lave imediatamente as mãos com água e sabonete novamente ou proceda a higienização com preparação alcoólica a 70%.

PREVENÇÃO

O uso de máscara não reduz ou substitui a necessidade das medidas de higiene preconizadas e a manutenção do distanciamento de mais de um metro entre as pessoas. Portanto limpe as mãos frequentemente, lavando com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, especialmente depois de estar em um local público ou depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar. Se água e sabonete não estiverem prontamente disponíveis, use uma preparação alcoólica a 70%, cubra todas as superfícies de suas mãos e esfregue-as juntas até que se sintam secas. Evite tocar nos olhos, nariz e boca e lembre-se de limpar e desinfetar as superfícies frequentemente tocadas diariamente (mesas, maçanetas, interruptores de luz, bancadas, mesas, telefones, teclados, banheiros, torneiras, pias, etc). Se as superfícies estiverem sujas, limpe-as com detergente ou sabão e água antes da desinfecção e, para desinfetar, use produtos domésticos comuns registrados na Anvisa e apropriados para a superfície.