Secretaria de Educação e MPT desenvolvem projeto de erradicação do trabalho infantil

Durante o segundo bimestre, as turmas de 4º ano das escolas municipais de Campina Grande do Sul participaram do Projeto MPT na Escola, promovido pelo Ministério Público do Trabalho e que consiste em um conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental, de temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente. A partir disso, os alunos são estimulados a conhecer e combater esses crimes. Esse tema é abordado nas escolas do município desde o ano de 2015.

 

Durante o segundo bimestre, as turmas de 4º ano das escolas municipais de Campina Grande do Sul participaram do Projeto MPT na Escola, promovido pelo Ministério Público do Trabalho e que consiste em um conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental, de temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente. A partir disso, os alunos são estimulados a conhecer e combater esses crimes. Esse tema é abordado nas escolas do município desde o ano de 2015.

 

Para apoiar a iniciativa, o órgão promotor disponibiliza cartilhas e material pedagógico destinado aos estudantes que fazem parte do projeto, bem como palestras para capacitar o coordenador municipal e equipe pedagógica das escolas participantes. Esses, por sua vez, repassam as informações aos professores, que colocam em prática as atividades com os alunos de maneira a envolvê-los nas discussões  e debates, como também pensarem no assunto dentro da realidade em que vivem.

 

Para apoiar o trabalho, auxiliar nas ações desenvolvidas e promover momentos de lazer, aprendizado e reflexão a todos os envolvidos, a Secretaria Municipal de Educação promoveu nos dias 22 e 28 de junho, duas ações em complemento ao projeto, que aconteceram em dois momentos diferentes: uma peça teatral aos alunos e uma palestra direcionada aos professores, equipe pedagógica e demais convidados.

 

A peça teatral voltada aos alunos abordou o assunto de maneira dinâmica e criativa, utilizando uma linguagem adequada à faixa etária dos alunos, apresentando cenas do cotidiano das crianças, como a casa, a rua e outras realidades desconhecidas, como o canavial e o trabalho no campo, em que a exploração do trabalho infantil se faz presente. Foi um momento de identificação de muitos alunos em suas realidades quando se depara com situações de ajuda em casa como pequenas responsabilidades e outras que o trabalho é caracterizado como exploração por tirar o direito da criança se desenvolver adequadamente aproveitando o momento da sua infância. 

 

A palestra com o psicólogo doutorando em psicologia escolar e do desenvolvimento humano, professor Marcos Alan Viana, foi mais um momento de profunda reflexão acerca do tema. O palestrante explanou sobre o assunto em questão trazendo reflexões que despertaram para um “novo olhar” em relação à Exploração do Trabalho Infantil, mostrando que vai muito além daquilo que nossos olhos veem. É preciso analisar as questões Culturais e Sociais, antes de tomar qualquer atitude de julgamento e abordagem dos casos. Colocou-nos também a refletir sobre a nossa prática em relação às etapas do desenvolvimento da criança e valorização da infância propriamente dita nesse processo.

 

O destaque da manhã, além do conteúdo da palestra, foi a participação do prefeito Bihl Zanetti, que assistiu atentamente à explanação, fazendo os apontamentos necessários em vários momentos. Membros do Conselho Tutelar também estiveram presentes, pois são os que na prática nos auxiliam nas tomadas de decisão de situações que possam aparecer referentes a esse tipo de exploração.

 

“Acredito que os dois momentos foram de grande valia para nosso trabalho. Um fechamento pedagógico excelente para o brilhante trabalho desenvolvido por todas as escolas, deixando várias questões a serem analisadas por nós professores em relação a nossa prática como também abordagem e tratamento do assunto”, disse Lismari Giacomitti, coordenadora de Projetos e Concursos.

 

“O trabalho infantil é um problema de extrema relevância social que requer urgência em nossos estudos e a busca por soluções, esta palestra veio de encontro com nossos objetivos, fazendo com que os professores evidenciem os malefícios do trabalho infantil no desenvolvimento da aprendizagem e socialização dos nossos alunos, com o objetivo de estimular mudanças no cenário destas crianças na busca de soluções prováveis”, avalia a equipe pedagógica da Secretaria Municipal da Educação.