Secretaria de Meio Ambiente promove ação de resgate de animais
Na manhã desta segunda-feira (25), a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Meio Ambiente realizou o resgate de animais vítimas de maus tratos na região da Cotia. A ação foi uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente com a Polícia Civil, Guarda Municipal Ambiental, protetoras de animais do município e Polícia Científica.
O local foi denunciado por maus tratos com os cachorros que estavam na residência. Ao chegar no local, os animais foram checados por médicos veterinários da Secretaria de Meio Ambiente, e cinco deles constataram que estavam em situações de vulnerabilidade. De oito cães da residência, cinco deles se encontravam debilitados, sem água e alimento adequado e acorrentados.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Ahirton Sdroiesk Junior, o município está trabalhando frequentemente nas ações de proteção animal. “Hoje a gente está conseguindo resgatar cinco animais, que vão para as protetoras. Além disso, a Prefeitura vai castrar esses animais para essas protetoras, para depois, irem para a adoção”, comentou.
O secretário Ahirton Sdroiesk ainda enfatizou que é importante a participação da população nas denúncias de maus tratos. “Pode ser através do site pelo e-sic nesse momento de pandemia, para não precisar ir até a Prefeitura fazer o protocolo, ou através do telefone 3398-2694, que é o setor da Guarda Responsável”, explicou o secretário.
O delegado chefe da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Paraná, Matheus Laiola, que participou da ação de resgate junto com a Prefeitura, comentou que diversas ações como essas já foram realizadas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, e que o trabalho em conjunto irá continuar. “Com certeza nas próximas semanas, outras ações serão realizadas. Nós encontramos os animais muito abaixo do peso ideal, animais em abrigos inadequados, com ausência de alimentação, água cheia de lodo, então isso ficou caracterizado como maus tratos, e estamos recolhendo esses animais”, relatou o delegado Laiola.
Os animais resgatados foram encaminhados para lares temporários das protetoras e posteriormente serão castrados pelo Programa de Castração do município de São José dos Pinhais.
Para denúncias de maus tratos, é necessário entrar em contato com o ‘Disque Denúncia’ pelo 181, que atende todo o Estado do Paraná, ou então para a Secretaria de Meio Ambiente, no Setor de Defesa Animal (41) 3398-2694 ou (41) 3383-1313.