Curitiba recebe prêmio por ofertar a melhor saúde bucal do Brasil

Curitiba recebeu na manhã desta quarta-feira (16/10) um prêmio oferecido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). A cidade ganhou uma cadeira odontológica por ter vencido o Prêmio Nacional de Saúde Bucal do CFO, na categoria Municípios Acima de 500 Mil Habitantes, em 2018.

A nova cadeira foi entregue na Unidade de Saúde Palmeiras, no Tatuquara, pelos representantes do CFO ao prefeito Rafael Greca e à secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak. A entrega veio no momento em que Curitiba foi apontada novamente pelo conselho como campeã de saúde bucal do Brasil.

“Este prêmio significa a excelência da equipe de saúde bucal de Curitiba. Somos a cidade com melhor saúde bucal do Brasil. Cidade sorriso que é, Curitiba quer colocar o seu sorriso nos lábios do Brasil”, disse Greca.

O prefeito conversou com as dentistas Cláudia Denise Scherner e Cristiane Soares Poppi, que trabalham no consultório da US Palmeiras e cantou um trecho do Hino de Curitiba para comemorar o reconhecimento.

Para o presidente do Conselho Federal de Medicina, Luciano do Valle, a premiação de Curitiba não é por acaso. “Eu costumo dizer que não tem equipe boa sem um bom gestor e não tem um bom gestor sem uma equipe boa. Este prêmio que estamos entregando é simbólico, mas é o reconhecimento público do bom exemplo de Curitiba”, disse.

Criado há 14 anos, o Prêmio Nacional de Saúde Bucal reconhece e valoriza iniciativas e profissionais que priorizam a qualidade do atendimento odontológico prestado à população na rede pública.

Bicampeã em sorrisos

Neste ano, Curitiba foi apontada novamente pelo CFO como a campeã da saúde bucal do Brasil.

“O CFO está entregando hoje essa cadeira odontológica que foi o prêmio de 2018. E nós já ganhamos uma nova cadeira porque somos a cidade com melhor saúde bucal em 2019, disparado em primeiro lugar”, comemorou a secretária Márcia Huçulak.

A entrega da nova premiação será feita no dia 27 de novembro, em Brasília. 

Reestruturação e investimento

Para ser bicampeã nacional em saúde bucal, Curitiba promoveu uma reestruturação no setor e investiu na prevenção e no tratamento. O trabalho é feito com crianças, gestantes, grupos de hipertensos e diabéticos.

Além de restaurações, a cidade conta com um laboratório de próteses. “Curitiba é uma das poucas capitais que oferece este serviço, sem contar nossos centros especialidades para tratamento de periodontia e ortodontia”, disse Márcia.

Em 2018, as equipes de saúde bucal da atenção básica do município de Curitiba fizeram 1.540.278 procedimentos. A rede curitibana oferece atendimento odontológico nos 111 postos de saúde e em três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). 

Presenças

Participaram do evento o vice-presidente do CFO, Ermensson Luiz Jorge; o integrante da Comissão de Políticas Públicas do CFO Guilherme Graziani; o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul, Nelson Eguia; a supervisora do Distrito Sanitário do Tatuquara, Luciana Kusmann; e o administrador regional do Tatuquara, Jadir Silva.