Feira da Praça da Ucrânia reúne de peças de design a brinquedos do Egito Antigo

Moradora das Mercês, a aposentada Lucélia Cortez, 68 anos, não pensa duas vezes onde comprar bijuterias para ela mesma ou para presentear. “Nada de loja de shopping! As peças da Silvia são únicas e minhas amigas quando me encontram sempre querem saber quem criou os brincos e os colares que eu estou usando”, conta ela, freguesa da artesã Silvia Costa de Souza, que expõe suas elaboradas bijuterias de miçangas, pedras e resinas todas as quartas na Feira de Artesanato da Praça da Ucrânia.

Os vasos, pratos, bowls, copos e bules de cerâmica da designer Vane Mendes também têm uma clientela fiel. Com linhas contemporâneas, as peças decorativas e utilitárias para casa são curingas em qualquer composição graças às formas orgânicas e cores neutras. 

“As peças combinam entre si e também são perfeitas para complementar aparelhos de jantar. Além disso, são práticas e altamente resistentes”, explica Vane, que possui ateliê no bairro Barreirinha.

Na banca ao lado, os colegas Shirlei Mendes da Silva e Osvaldo dos Santos de Jesus expõem suas criações. “Trabalho com jogos infantis pedagógicos de feltro, que seguem o método Montessori, divertindo e estimulando o raciocínio e a coordenação motora das crianças através dos sentidos”, salienta Shirlei. 

No espaço de Osvaldo, as fronhas e capas de almofada com motivos africanos chamam a atenção pelo colorido, assim como as maquetes em tecido para crianças.

Egito Antigo

Pais que chegam com os filhos na barraca de Silvio Luiz Maroni, provavelmente, terão dificuldade em recusar o pedido do pequeno por um dos curiosos itens artesanais do expositor. 

Especializado em jogos de madeira “antigos”, como Mancala (a origem remete ao Egito Antigo), Desafio de Sir Isaac Newton (do Século 18), Torre de Hanoi (criado por um frei no Século 12) e Fanorama (também chamado de xadrez africano), o artesão consegue a façanha de fazer crianças (e muitos adultos) esquecerem por alguns momentos os games de última geração. 

“São brinquedos educativos muito desafiantes, que estimulam a lógica e o raciocínio”, esclarece Silvio, sobre as peças feitas em madeira reciclada.

Os quebra-cabeças de quadros de artistas famosos despertam a curiosidade de quem passa pela banca de Joice Gumiel. “É um trabalho minucioso, feito todo a mão”, explica a artesã que homenageia nomes como Tarsila do Amaral, Van Gogh, Frida Kahlo, Djanira e Matisse.

Chá de panela

Já as divertidas minipanelas, chaleiras e até liquidificadores confeccionados por Rita Valéria da Silva têm um público cativo. “Madrinhas e noivas adoram comprar para dar como lembrança de chá de panela. Cheguei a mandar mais de 50 para uma festa em São Paulo”, lembra a artesã. 

Além de lúdicas, as minipeças de Rita são sustentáveis, pois são feitas com latinhas de refrigerante, embalagens de achocolatados (que viram copo de liquidificador), lacre de cerveja (que se transforma em alça de panela) e até resto de fio de televisão (que vira alça de chaleira).

A Feira de Artesanato da Praça da Ucrânia, que ocorre todas as quartas, das 11h às 18h, reúne um total de 23 barracas em que é possível encontrar ainda caixas decorativas em MDF, bolsas em tecido,  sabonetes artesanais, capas de caderneta de vacina, toalhas de copa bordadas e pintadas a mão, chinelos femininos customizados, roupas para pets e coloridos amigurumis (bonecos feitos de crochê). Não faltam ainda barraquinhas com comidinhas e artesanato gourmet, como pastéis frito e assado, pães, salgados e bolachas artesanais decoradas com glacê.

Até o fim de outubro, durante todo o horário de funcionamento, a feira celebra o mês das crianças promovendo oficinas infantis em que os pequenos aprendem a confeccionar brinquedos de impulsão por sopro e até miniteatros feitos em caixas de sapato.

Serviço: Feira de Artesanato da Praça da Ucrânia

Data: Toda quarta-feira, das 11h às 18h
Local: Praça da Ucrânia (Rua Padre Anchieta, 1.350, Mercês)