Importante via de Curitiba, avenida Manoel Ribas será revitalizada

A Avenida Manoel Ribas, uma das mais antigas e importantes vias da capital, será revitalizada. Nesta quinta-feira (9), o governador Beto Richa participou da solenidade de assinatura, pelo prefeito Rafael Greca, da ordem de serviço para início das obras. O projeto faz parte do Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano (Pró-Cidades) da prefeitura de Curitiba, que prevê outras intervenções nas áreas de mobilidade urbana, transporte, habitação, cultura, saúde, lazer e geração de emprego e renda. A solenidade foi na Rua da Cidadania de Santa Felicidade. 

O prefeito informou que o trabalho de revitalização começa nesta sexta-feira (10) e que na quarta-feira (15) haverá uma apresentação do projeto, na Rua da Cidadania, para os moradores entenderem o desenrolar da obra. O investimento, de cerca de 20 milhões, é da Prefeitura de Curitiba, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Na solenidade, o governador ressaltou a importância da revitalização da Manoel Ribas e também de obras de infraestrutura viária para melhorar a integração entre os municípios da região metropolitana da capital. “Os investimentos em mobilidade urbana são fundamentais para garantir desenvolvimento e geração de emprego para nossa capital e toda a região”, disse. Richa lembrou que o Governo do Estado promoveu obras de pavimentação de rodovias importantes da Grande Curitiba e anunciou que, em breve, será liberada a obra para duplicação da Rodovia dos Minérios, entre Curitiba, Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul. 

MELHORIA CONSIDERÁVEL – O prefeito Rafael Greca disse que a avenida Manoel Ribas é um gargalo urbano que estrangula o trânsito e atrapalha o desenvolvimento do comércio. “Cerca de 150 mil pessoas passam por ela todos os dias e, com a revitalização, a melhoria do tráfego será considerável”, afirmou Greca. Com a obra, a previsão é que o fluxo do transporte coletivo também melhore, já que nove linhas de ônibus operam no trecho a ser restaurado. 

Serão revitalizados os trechos entre a PR-418 (Contorno Norte de Curitiba) e a Rua Madre Clélia Merloni, no bairro Santa Felicidade, compreendendo 3.2 quilômetros de via. O projeto inclui troca de pavimentação, dragagem, sinalização, duas faixas de circulação no sentido PR-418 e uma no sentido centro, ciclofaixas unidirecionais, estacionamento e passeio em ambos os lados da via, rampas de acessibilidade e canteiro central, além de melhorias na iluminação e plantio de 400 novas árvores de espécies nativas. 

A moradora Cibele Bonato comemorou o início das obras. Ela, que foi comerciante na Avenida Manoel Ribas por quase 10 anos, disse que a falta de mobilidade nos horários de pico dificultou no crescimento de sua loja. “ A falta de estacionamento e a faixa única fazem com que o trânsito fique completamente parado, o que afugenta os clientes. Mas agora, com a revitalização, tenho certeza que vai melhorar muito, com mais fluidez aqui em santa Felicidade e na saída para Campo Magro”, afirmou.