Por que Paranaguá está tão distante de Curitiba?

Para quem acompanha os acontecimentos políticos em Paranaguá e Curitiba, nota uma grande diferença e uma enorme distância entre as duas cidades, notadamente no que diz respeito às decisões em defesa da população.

A edição de ontem (25) da Gazeta do Povo traz em sua primeira página uma denúncia do Ministério Público contra o vereador Valdemir Soares doPRB, por empregar em seu gabinete um funcionário fantasma. Afirma o  MP que Dener Gomes recebia vencimentos sem trabalhar, e por isso está pedindo o indiciamento e a condenação do vereador e do funcionáriopor improbidade administrativa e devolução do dinheiro aos cofres públicos. Qual a diferença jurídica ou política dos fantasmas de Paranaguá e Curitiba? Na charge publicada pelo JB Litoral, os jornalistas da TVCI estão na implacável caça aqueles que estão se locupletando do dinheiro público. 

Na semana passada, o servidor da Prefeitura de Paranaguá, Fabiano Gutierrez Honorato, irmão do ex-vereador Márcio Costa, investigado por fraude de R$ 40 milhões, foi encontrado trabalhando no Porto de Paranaguá, no mesmo horário que deveria estar trabalhando na Prefeitura, onde recebe um salário de 3.400,00.

Imediatamente após a denúncia da televisão local, como é chamada pelo prefeito Marcelo Roque, a prefeitura se adiantou e afirmou que o amigo estava de férias e por isso poderia estar trabalhando em outro local. Mas a afirmação da prefeitura, do Portal da Transparência, revela que no mês de junho, ele deveria estar trabalhando, mas estava no Porto. Além disso, nos registros da empresa do Porto foram constatadas a presença de Fabiano Honorato nos meses de Junho e Julho. Seriam férias sabáticas?
 

Não.

São comportamentos distantes entre uma cidade e outra.

No caso de Curitiba, o vereador renunciou às vésperas de ser cassado.
No caso de Paranaguá o prefeito Marcelo Roque não tomou providência alguma e ainda se alvoroçou em defesa de seu comandado.
E o culpado? Sim. Sempre a televisão local, por denunciar tamanha irregularidade.

Paranaguá não é uma cidade qualquer. É a cidade mãe do Paraná e uma das dez
maiores do Estado.
Possui um dos maiores Portos do país e um povo muito trabalhador, embora muito
sofrido pela ausência do Estado.
Não pode mais viver com fantasmas e muito menos com funcionários camaradas do
prefeito.

Mas o Ministério Público é o mesmo.
Vamos aguardar.