Aposentados da Prefeitura podem participar das atividades da AAPC

Os servidores aposentados do Município têm a possibilidade de participar das atividades promovidas pela Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba (AAPC). O assunto foi um dos temas da pauta de negociação discutida na tarde de sexta-feira (22/7) entre a Administração e o Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc). Pela segunda vez foram debatidos assuntos relacionados à previdência e ao plano de saúde.

A reunião foi realizada na sede da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e conduzida pela superintendente Luciana Varassin.

O diretor da previdência do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), Hélio José Pizzatto, explicou aos representantes dos servidores que, por lei, não cabe ao IPMC o desenvolvimento de cursos e atividades sociais, como as organizadas pela AAPC.

O regime próprio de previdência é responsável exclusivamente pela arrecadação e gestão de recursos e fundos previdenciários, concessão, pagamento e manutenção de benefícios previdenciários.

Mais médicos

O diretor Administrativo Financeiro do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), o plano de saúde dos servidores da Prefeitura de Curitiba, Elcio Casagrande, destacou aos representantes do Sismuc que o quadro de médicos do Centro de Saúde, onde os beneficiários não precisam pagar a coparticipação, está sendo ampliado gradualmente.

Ele citou especialidades como oncologia e clínica médica. Segundo Casagrande, há dificuldade para a contratação de geriatras, especialidade solicitada pelo Sismuc. Ele esclareceu que o ICS está em processo de contratação de médicos de família. “Pretendemos contratar mais médicos. Desde maio reajustamos o valor da hora médica, o que torna as vagas do ICS mais atrativas para o mercado”, afirmou.

Ao falar do rol de procedimentos definidos pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), órgão regulador do setor de planos de saúde, o diretor assegurou que tudo o que integra o rol válido para todo o país é cumprido rigorosamente pelo ICS.

Conforme entendimento em reunião anterior com o Sindicato, o Instituto realiza estudo para permitir a utilização da rede credenciada sem a cobrança da coparticipação por beneficiários que participem dos programas de prevenção às doenças desenvolvidos pelo ICS. O plano de saúde analisa a viabilidade econômica desse benefício aos que têm mais cuidado com a sua saúde.

Também será analisada pela Diretoria de Atenção Primária do plano a possibilidade de desenvolver programa preventivo destinado aos aposentados. Casagrande informou que a equipe do ICS tem realizado a busca ativa dos beneficiários que precisem de mais cuidado com sua saúde. “Por isso, temos buscado contratar os médicos de família”, justificou.

Também na sexta-feira (22/7) houve reunião para tratar da pauta dos profissionais polivalentes, que integram o quadro de diversas secretarias.

As atas das reuniões com os sindicatos ficam disponíveis no Portal do Servidor (link: https://servidor.curitiba.pr.gov.br). Na parte inferior do site, basta clicar em “Documentos de Negociação Sindical”.

Presenças

Além dos representantes do IPMC e do ICS, a assessoria técnica da Smap acompanhou a reunião, que teve a presença dos seguintes representantes do Sismuc: Liliane Rute Cotinho, Juliana de Lara, Alessandra Claudia de Oliveira, Irene Rodrigues da Silva, Camila Rafanhim, dentre outros.