Ações do Programa de Recuperação das Atividades Econômicas de Pinhais geram números e resultados positivos

Há três meses foi lançado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), o Programa de Recuperação das Atividades Econômicas do Município (Superação) com a proposta de contribuir para Pinhais retomar a economia e amenizar os impactos da pandemia.

As medidas implantadas são destinadas a atender as necessidades das empresas, empreendedores locais e gerar emprego e renda. O Programa Superação possui mais de 20 propostas que vão ao encontro dos interesses e visam fomentar a economia local.

Capacitação e qualificação de mão de obra

Uma delas é a qualificação de mão de obra com parcerias com o Sebrae, Senac , entre outras instituições. Com o objetivo de tratar as necessidades do mercado e a demanda das empresas locais, cursos e capacitações são ofertados gratuitamente para moradores da cidade. No momento, estão em andamento o de Aperfeiçoamento em Processos de Soldagem MIG, MAG e TIG; Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Informática e Confeitaria, além de abertas as inscrições para novas capacitações: Eletricidade Automotiva, Mecânica de Automóveis, Panificação e Programação de Torno CNC. Um investimento que oportuniza para 214 pessoas a qualificação e/ou aperfeiçoamento profissional e melhores condições para inserção no mercado de trabalho.

Mais emprego

Outro aspecto positivo é a geração de emprego. Pinhais obteve um saldo positivo de empregos com carteira assinada no primeiro semestre de 2021. Segundo relatório da Agência do Trabalhador, entre janeiro e junho deste ano, aproximadamente 770 pessoas foram inseridas no mercado de trabalho.

Novas empresas

Mais um dado importante é que retrata o bom momento, é o número de novos alvarás de funcionamento que foi de 1.320, entre os meses de janeiro a julho deste ano. De acordo com informações do Departamento de Apoio a Indústria e Comércio, da Semde, houve um número recorde de consultas comerciais através do Redesim (3.100), sistema informatizado para abertura e registro de empresas. Com um número crescente de novos negócios, a Sala do Empreendedor realizou mais de 5.500 atendimentos. Já o Banco do Empreendedor realizou mais de 320 novos atendimentos, resultando na liberação de crédito para mais de 180 empresas e injetando mais de um milhão de reais na economia local.

Financiamento para micros e pequenos empreendedores

E tratando ainda da questão de crédito, há também, para micros e pequenos empreendedores de Pinhais, o Fundo de Aval Garantidor, uma opção que amplia a possibilidade de financiamento para este grupo. Este é um recurso usado para complementar as garantias exigidas pelas instituições financeiras para aprovar o crédito, sendo uma opção alternativa à garantia de um avalista em operações de microcrédito. Além deste, há outros tipos de financiamento liberados por meio do Banco do Empreendedor como o FAMPE (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas).

Por meio das ações e atividades do Plano de Retomada Econômica e analisando os bons números de alguns setores, a avaliação é positiva e o objetivo é que o setor econômico volte à normalidade, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Martins. “A Prefeitura de Pinhais está tomando todas as providências para facilitar ao máximo a vida dos empreendedores que geram emprego e renda para a cidade. A expectativa é que a economia possa reagir e a vida possa voltar ao normal ainda este ano”, disse.

A prefeita Marli Paulino comemorou os números e frisou que todas estas ações do Plano Superação estão à disposição das empresas. “Quando nós elaboramos esta série de medidas, pensamos em diversos aspectos para superar a crise e em prol das empresas e empreendedores. Oferecemos mais de 20 propostas, como prorrogação do IPTU e ISS, o REFIP para negociação de tributos, programa para as empresas venderem para a Prefeitura, entre outras. Todas são alternativas que, além de gerar números positivos, vão ao encontro dos interesses do setor e contribuirão para a retomada da economia, geração de emprego e renda em Pinhais”, disse a prefeita.

Plano Superação

Para consultar as propostas que fazem parte do Plano Superação, acesse o site da Prefeitura de Pinhais ou o link (https://bit.ly/3dB56zX). Mais informações e orientações, com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico pelo telefone (41) 3912-5645.