Atividades do Centro de Convivência do Idoso são mantidas mesmo com a pandemia

Para que as atividades desenvolvidas no Centro de Convivência do Idoso de Pinhais pudessem ser mantidas, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Assistência Social, propôs um novo formato de atendimento. A adaptação ao ambiente virtual se fez necessária para que fossem atendidos os protocolos de segurança diante da Covid-19. Deste modo, os vínculos entre os frequentadores do local foram mantidos graças à reinvenção das ações por parte da equipe que atua no CCI.

“Temos um grande público de frequentadores assíduos e que tiveram que interromper suas atividades diárias coletivas presenciais, durante a pandemia. Isso nos trouxe uma preocupação com o vínculo que tinham com o serviço. Tendo esse cenário em vista, os servidores do equipamento criaram uma nova estratégia de atividades remotas para poder manter a conexão com os idosos durante o isolamento social”, explica Maria Roseli Silvestre, coordenadora do CCI.

“Pensando em entretenimento, foi criado um grupo de gincana no Whatsapp. Enquanto uma equipe planeja e coloca em práticas as brincadeiras, outro grupo entra em contato telefônico para saber como o idoso se encontra, se está em dia com a vacina, se precisa de algo. Também fornecemos orientações diversas sobre serviços e, existindo a necessidade, fazemos o encaminhamento para atendimento na rede socioassistencial”, conta.

“Para maior estímulo neste novo desafio à distância, temos ofertado a eles alguns brindes. Foram confeccionadas almofadas, vasos artesanais, colares; e sempre no final de cada gincana ou desafio elaboramos um lindo vídeo de acordo com a brincadeira realizada. Com esta proposta, temos assegurado aos nossos idosos a possibilidade de se divertir na sua casa, com o grupo com o qual já havia cativado vínculo social, afeto e amizade por meio do celular, fortalecendo os vínculos existentes”, conclui Roseli.

Destacam-se algumas festas temáticas que aconteceram no ano de 2020 e neste ano de forma on-line: Gincana de Caça-Palavras, Gincana Qual é a Música?, Gincana Marchinhas de Carnaval, Música de Louvor, Citações dos Versículos da Bíblia, Gincana do Pin, Show de Prêmios, Lembranças da Minha Mãe, Para quem você tira o chapéu? Gincana Comidas Juninas, Gincana Viagem para o Nordeste; entre outras.

Serviço

Para mais informações, entre em contato pelo telefone: 3912-5674, Whatsapp: 3912-5226 ou e-mail: convivencia.idoso@pinhais.pr.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *