Integração da Área Norte: prefeitos e empresários somam forças para duplicação da PR 506, entre Quatro Barras e Piraquara

Visando a integração dos municípios da Área Metropolitana Norte e um novo impulso para o desenvolvimento sustentável da região, os prefeitos de Quatro Barras, Loreno Tolardo, e de Piraquara, Josimar Fróes, estão unindo forças para concretizar uma obra decisiva para a ampliação da mobilidade entre municípios: a duplicação da PR 506, que abrange desde o perímetro urbano de Quatro Barras à Piraquara.

O tema vem sendo objeto de reuniões há cerca de dois meses, quando Tolardo esteve reunido com o secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná, João Carlos Ortega, e com o deputado estadual Alexandre Curi. Desde então, a reivindicação foi encaminhada à COMEC, órgão ligado à SEDU, que sinalizou positivamente quanto à demanda, mediante a elaboração e custeio do projeto, que irá prever, inclusive, vias adjacentes e acessos aos bairros do entorno.

Em busca de apoio na viabilização do projeto, nesta quinta-feira (8), Tolardo e Fróes estiveram reunidos com os empresários Luiz Bonacin Filho e Chico Simião, no Parque Industrial Portal do Porto – Portal IC. Na oportunidade, o grupo empresarial manifestou a intenção de custear o projeto de duplicação, por entender que a obra vai resultar em avanços significativos em quesitos como mobilidade urbana e no desenvolvimento socioeconômico da região.

Assim que viabilizada, a elaboração do projeto terá supervisão das Prefeituras Municipais e do DER, Departamento de Estradas e Rodagem, e tão logo seja concluída, o projeto será encaminhado ao Governo do Estado para que sejam pleiteados os recursos de execução da obra, já que a solicitação vai ao encontro do programa de integração e desenvolvimento do governador Ratinho Júnior.

Tolardo disse que a duplicação da PR 506 vai garantir a implantação de um corredor de mobilidade que impulsionará o desenvolvimento, a integração dos municípios e o fomento à atividade turística, gerando novas oportunidades para empreendimentos, melhoria de fluxos e geração de emprego e renda. “Com esta duplicação, queremos promover uma integração efetiva entre municípios da Área Norte, oportunizando um crescimento integrado da região”, concluiu Tolardo.