Centro Dia Idoso é palco de concurso de beleza para pacientes oncológicas
O Centro Dia Idoso de Araucária foi palco de um concurso de beleza para pacientes oncológicas (que passaram por ou fazem tratamento de câncer), nesta quarta-feira (04). Foram 12 candidatas com idade entre 19 e 83 anos. O evento foi organizado pela ONG Espaço Vida Araucária (EVA) com apoio da Prefeitura de Araucária e empresas parceiras.
A responsabilidade de avaliar as candidatas ficou para 10 jurados. Mas o que contava mesmo não eram os trajes mais bonitos, mas a alegria de viver, a perseverança, a lição de vida e as histórias de vida que cada uma tinha para contar, pois todas são mais que vencedoras. O brilho do vestido de Sônia Avellar não era necessário para que ela ganhasse o título de Miss EVA. Com uma presença notável, percebe-se que seu jeito alegre conquistou fácil a plateia. Ciclista, aprendeu no esporte a não desistir e quando se deparou com a doença, escolheu focar na saúde. “O câncer não é uma sentença de morte, preferi me suprir com alegria e esperança. Participar desse concurso representa saúde para mim”, comemora Sônia, de 43 anos.
Com a serenidade dos 83 anos, dona Helena Olech, conseguiu o título de 1ª Princesa do Miss Eva. Com sapatilhas confortáveis e vestido branco, a candidata de mais idade do concurso foi aplaudida de pé no salão do Centro Dia Idoso. O sorriso ficou tímido em meio a recepção calorosa do público, os olhos azuis ficaram marejados de emoção.
O casal fundador e presidente da ONG, Adriana e Marcos Ribeiro, agradecerem o apoio da Prefeitura pela disponibilização do espaço para realização do evento, cessão da ambulância e também pelo amparo das unidades básicas de saúde que auxiliaram a identificar candidatas para o concurso.
O secretário de Saúde de Araucária, Carlos Alberto de Andrade, parabenizou a realização do evento e disse que a Prefeitura está sempre de braços abertos para apoiar parceiros que ajudam no combate ao câncer, pois quanto mais cedo o diagnóstico, há mais chances de cura. E quanto mais ações que visem o bem-estar dos pacientes, melhor a qualidade de vida dos pacientes.
“Eventos como esses são importantes porque ajudam a desenvolver, na família e na sociedade, a conscientização sobre a necessidade do apoio ao paciente. A Secretaria de Saúde realiza eventos rotineiros, o mais marcante que temos é o Outubro Rosa. O câncer de mama é o que mais atinge mulheres. Felizmente hoje nossa fila para mamografia está zerada, o que auxilia no diagnóstico e prevenção da doença”, explica o secretário.
Resultado do concurso
Categoria 18 a 40 anos
Miss Simpatia Dayane Wojcik
2ª Princesa Fernanda Angel de Oliveira
1ª Princesa Idalina de Oliveira
Rainha Eide Daiane dos Santos
Categoria acima 41 anos
Rainha Eva Sônia Avellar
2ª Princesa Marisa Freire
1ª Princesa Helena Olech