Guarda Municipal de Fazenda Rio Grande troca o comando
A Guarda Municipal de Fazenda Rio Grande está sob novo comando. Foi realizada na quinta-feira (4), na sede da Prefeitura, a troca de comando da Corporação. O novo comandante é o GM Cláudio Moysés Araújo de Andrade, e o subcomandante Marcelo Luís dos Santos. Eles substituem a GM Ilda Soares e o GM Alexandre Belini, respectivamente.
O secretário de Defesa Social, Capitão Feitosa, falou sobre o novo Comando e destacou a forma democrática com que foi realizada a escolha. “Eles foram eleitos dentro dessa nova lei e são muito capacitados, tenho a certeza de que farão um bom trabalho e irão honrar a nossa Guarda Municipal”, comentou o secretário.
O novo comandante, GM Andrade, atuou na área de ensino e posteriormente de munições, dentro da Guarda Municipal. Ele ressaltou a importância de reforçar os trabalhos junto à população. “Estamos realizando ações diversas não apenas na proteção das pessoas e patrimônio, mas também nos trabalhos preventivos ao coronavírus, com orientações e auxílio em algumas operações”, comentou.
Para esta sexta-feira (5), está prevista uma operação conjunta entre a Guarda Municipal e o Exército, no Terminal Urbano, com o objetivo de orientar os usuários do transporte coletivo sobre o coronavírus.
Na opinião do subcomandante Marcelo Luis, a Guarda “vive um momento diferente por conta da pandemia e isso impõe novos desafios, além dos trabalhos normais.
A ex-comandante, Ilda Soares, ganhou protagonismo aos ser a primeira comandante mulher de uma Guarda Municipal no estado, quando assumiu em junho de 2014 (oficialmente em novembro de 2015).
Nesse período, em sua avaliação, houve avanços da GM, como o aumento do efetivo de agentes, além da participação da Corporação na passagem da Tocha Olímpica, quando a operação ganhou destaque nacional.
“Além de termos sido referência para outros municípios por causa de algumas ações, a Guarda sempre cumpriu de forma ágil e dinâmica as suas obrigações com a população”, disse Ilda.
Durante sua gestão recebeu duas vezes o prêmio Destaque Feminino por sua atuação frente à Guarda, além da medalha da Associação Brasileira das Forças Internacional da Paz (ABFIP).
O prefeito Marcio Wozniack elogiou o trabalho que vem sendo feito pela Guarda Municipal e falou sobre o momento atual e os desafios. “Tivemos uma eleição, escolha democrática, e tenho a certeza de que o novo comando fará um grande trabalho diante dos desafios que esse período nos impõe”, comentou.
A posse trouxe como novidade um novo formato para a escolha dos comandantes. Por conta de um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Policial Batista, a partir de agora a escolha está sendo feita por meio de votação interna e que envolve os 69 agentes da GM. Do total de inscritos sai uma lista que depois receberá o aval do prefeito em exercício.
O vereador Rafael Campaner representou a Câmara de Vereadores e além dele, secretários e secretárias municipais, autoridades da área de segurança e agentes da GM também participaram da posse.
Durante a cerimônia, o secretário também entregou uma Referência Elogiosa ao guarda municipal Alisson Hibner, devido à sua atuação no final de maio, à qual salvou a vida de uma criança ao orientar uma mãe, cujo filho havia engasgado com um objeto, a realizar os procedimentos corretamente.